Sinopse
The Borgias traz Jeremy Irons como Rodrigo Borgia, o manipulador patriarca da astuta família Borgia, que constrói um império por meio da corrupção da Igreja Católica e orquestra um reinado implacável de poder e crueldade extravagante.Os Bórgias foram controversos e heréticos, não somente por práticas inéditas em seu tempo, mas por serem melhores que seus inimigos. Ao longo do caminho, a família se compromete praticamente com todo pecado bíblico e ainda inventa mais alguns próprios.
Resenha
Baseado nos livros de Mario Puzo e dirigido pelo cineasta Neil Jordan, o seriado "The Borgias", ainda em sua primeira temporada, conta com um episódio inaugural com duas horas de duração e nove com uma hora de duração cada, que foram exibidos pela rede de transmissão americana NBC, apartir do dia três de abrir de dois mil e onze.
Retrata a historia de uma familia nobre, espanhola-italiana, que tornou-se proeminente durante o Renascimento, os Borgias.
O cardeal Rodrigo Borgia, ao manipular as eleições papais em 1492 com a ajuda de sua familia, ascende-se ao cargo de sumo pontífice da Igreja Católica, o Papa Alexandre VI, mudando-se, então, para o Vaticano, acompanhado de sua amante (por causa do celibato sua esposa torna-se sua amante) e seus quartro filhos: Cesar, João, Jofre e Lucrécia.
O manipulador patriacal da familia Borgia, construiu um império por meio da corrupção da Igreja Católica e orquestrou um reinado de poder e crueldade, devido o fato que nessa época não havia uma separação entre a Igreja e o Estado, cabendo ao Papa governar.
Determinado a estabelecer uma dinastia própria, com poder absoluto sobre todos, Rodrigo Borgia controla sua prole com punhos de aço e vontade de ferro. Nomeia seu filho primogênito Cesar Borgia, que não queria ser cardial e sim comandante do exército papal, porém por ordens de seu pai acabou sendo Cardeal, para que este pudesse ter maior força dentro do papado, ficando João com a posição de comandante do exército papal, sua filha Lucrécia casou-se com um Rei e seu filho Jofre casou-se aos treze anos com um princesa renegada pelo irmão João, por esta ser bastarda.
Cesar e Lucrécia são os mais polêmicos e conhecidos devido seu relacionamento incestuoso, essa relação permitida e promovida pelo Papa, escandalizou a sociedade da época pelo fato de serem representante e descendentes do pontífice.
Com a morte de João em uma batalha Cesar assume o comando do exécito, vinha conquistando territórios, tendo Maquiavel como secretário e auxílio, entretanto Maquiavel sai por ter sido nomeado embaixador.
Com a morte de Alexandre VI e tendo Júlio II se tornado Papa, César Bórgia perdeu seu apoio e veio a se enfraquecer. Feito prisioneiro duas vezes, morreu lutando pelo exército de Navarra, mas a figura de César Bórgia ficaria marcada para Maquiavel como a do perfeito representante de seu príncipe.